Título de 87 vai ser julgado mais uma vez neste mês; entenda o caso

Geovanna de Paula

Geovanna de Paula

Compartilhe

O título do Campeonato Brasileiro de 1987 e a Taça Bolinha ganham novos capítulos, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar neste mês de maio entre os dias 10 a 17 a quem pertence o título. O caso vai ser julgado de forma remota pelos ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Nunes Marques e André Mendonça.

Essa disputa já havia se encerrado há cinco meses quando o ministro Dias Toffoli declarou o Sport como único campeão de 87 depois de ter analisado o processo da Justiça Federal de Pernambucano. No entanto, o Flamengo ainda briga pelo título mesmo tendo o recurso negado várias vezes ao longo dos anos.

Entenda a polêmica do título de 1987

A edição da competição em 1987 tinha um regulamento diferente dos dia de hoje e foi dividia nos Módulos Verde e Amarelo, os dois finalistas desses módulos disputariam um quadrangular final para definir o vencedor. Na ocasião, o time carioca venceu o Internacional por 1×0 no módulo verde, e o Leão venceu o Guarani por 1×0 também, contudo, na hora de disputar o quadrangular o Flamengo se recusou a entrar em campo e disputar a competição, alegando que já havia vencido o Internacional pela Copa União, organizada pelo clube dos 13 que foi válida como o Brasileiro. Do outro lado o Sport seguiu com o regulamento da CBF em que era obrigatório a disputa do quadrangular e foi a campo para a disputa. Com a ausência do rubro-negro do Rio na partida, o Sport foi declarado o campeão de 1987.

Taça de Bolinhas

A Taça de Bolinhas foi promovida pela Caixa, o time que fosse pentacampeão levava a taça para a casa, e atualmente a taça está com o São Paulo, no estádio do Morumbi, já que o time paulista foi o primeiro a ser pentacampeão. Caso o Flamengo seja considerado o campeão de 87, o clube vai se o tornar o primeiro penta brasileiro.

Destaque: Anderson Freire/SCR

 

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site